Notícias

Lixas

Com uma grande variedade de formatos, tamanhos e granulometrias, as lixas são utilizadas desde os processos de desbaste até o acabamento final (polimento).

Conhecidas também como Abrasivos Revestidos, as lixas são ferramentas utilizadas nos mais variados tipos de aplicações, sendo indispensáveis na maioria das indústrias.

Com uma grande variedade de formatos, tamanhos e granulometrias, as lixas são utilizadas desde os processos de desbaste até o acabamento final (polimento).

As lixas são constituídas de:

Costado – que é a base da lixa;

Grãos abrasivos;

1º Adesivo: responsável pela fixação dos grãos abrasivos ao costado;

2º Adesivo: responsável pelo revestimento do grão abrasivo.

info-tec-lixas-y2.jpg
TIPOS DE COSTADO: 
Costado de Papel: 

A Alcar dispõe de dois tipos de costado de papel para a fabricação de suas lixas:

Papel Leve: Possui gramatura entre 110 e 140 gr/m², é mais flexível e é utilizado na confecção de lixas para operações manuais ou em lixadeiras portáteis. O papel leve com tratamento impermeável é utilizado na confecção das lixas d’água, que podem ser utilizadas em operações lubrificadas.

Papel Pesado: Possui gramatura de 230 gr/m², é resistente à tração mecânica e é utilizado na confecção de lixas para operações mecânicas.
Costado de Tecido: 
A Alcar dispõe de dois tipos de costado de tecido para a fabricação de suas lixas:
Lonita: Tecido de algodão com tratamento a base de adesivos naturais. É utilizado na confecção de lixas para operações manuais.
Drill: Tecido de algodão com tratamento. É utilizado na confecção de lixas para operações mecanizadas.
Costado de Filme de Polyester: 
Filme de Polyester com tratamento corona, utilizado na confecção de lixas para aplicação como antiderrapante em pisos e rampas.
ADESIVOS: 
O 1º adesivo é responsável pela fixação dos grãos abrasivos ao costado e é especificado de acordo com o tipo de lixa a que se destina.
O 2º adesivo é responsável pelo revestimento do grão abrasivo e é especificado de acordo com o tipo de lixa a que se destina.
GRÃOS ABRASIVOS: 
Os grãos abrasivos utilizados na fabricação das lixas Alcar são:
– Óxido de Alumínio Marrom: Grão abrasivo robusto, indicado para operações de desbaste e acabamento em materiais ferrosos.
– Óxido de Alumínio Branco: Grão abrasivo altamente friável, ideal para operações de acabamento e afiação.
Estrutura das lixas: 
As lixas possuem diferentes quantidades de grãos abrasivos por área, esta condição é necessária para evitar o empastamento da lixa.
Camada aberta: menor quantidade de grãos por área. É indicada para evitar o empastamento em operações com material mole como: madeira, fibra de vidro, gesso e massa corrida.

Camada fechada: maior quantidade de grãos por área. É indicada em operações de acabamento e em materiais duros como o aço e suas ligas.

img-inf-lixas-i1.png

A Alcar possui um tipo e formato de lixa para cada tipo de aplicação.

FORMATOS: 
Folhas de Lixas: Indicadas para trabalhos manuais em operações de desbaste e acabamento, desde a preparação da superfície até o acabamento final.
Produtos: A230 / L420 / K240 / A213 
Discos de Lixas: Desenvolvidos especialmente para operações mecanizadas. Podem ser confeccionados com pluma, auto-adesivo, furo central e ainda com ou sem furos para aspiração do pó.
Produtos: G342 / K322 / K332 / H212 / H217 / A230 / L420 / A213 / R262
Rolos de Lixas: Os rolos podem ser utilizados para o revestimento de cilindros, para a confecção própria de cintas ou, ainda, recortados para operações manuais.
Produtos: G342 / K322 / K332 / H212 / H217 / R262 / A230 / A213 / K240 / L420 / KL137 / RB255 
Cintas de Lixas: São lixas unidas em suas extremidades, com comprimento e largura determinadas.
As cintas estreitas têm a largura máxima de 600mm, acima desta medida são consideradas largas.
A cinta de lixa é muito eficiente na remoção de materiais com baixa geração de calor. São largamente utilizadas em operações de desbaste, acabamento e polimento.
Produtos: G342 / K322 / K332 / H212 / R262 / H217 / KL137 / RB255
Scroll Up